quinta-feira, 16 de junho de 2016

Repor Gaspar Campello como patrono da Escola

Artigo de opinião publicado no Jornal Badaladas

Pela reposição do Patrono Gaspar Campello à Escola Básica 2-3 de Campelos

Depois de me aperceber da alteração do nome da Escola do 2º e 3º Ciclo de Campelos, em que perdeu o seu Patrono “Gaspar Campello”, não descansei enquanto não obtive explicações para essa mudança, e tudo farei para que haja a sua reposição.
Fiquei desagradado com a alteração, mas, como poderia ser a minha ligação afectiva à escola a falar mais alto, questionei outras pessoas verificando a mesma surpresa que eu tinha tido, e também descontentamento para com a mudança do nome. Não sei se a maioria das pessoas está ou não de acordo comigo, mas tal não me impede de defender uma opinião, e é nesse sentido que escrevo.
Em Setembro, a quando da inauguração da nova “Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Campelos” comentei com os Vereadores do PSD esta alteração, o que os levou a questionarem na reunião seguinte da Câmara Municipal de Torres Vedras, obtendo a resposta de que o executivo municipal nada tinha a ver com essa alteração.
Procurei saber via mail, enviado a 13 de Setembro, junto do “Agrupamento de Escolas Padre Vítor Milícias” as justificações, tendo sido informado que a actual Direção do Agrupamento desconhecia os motivos da alteração, que à data da agregação dos dois agrupamentos (em abril de 2013), já a referida escola se denominava "Escola Básica 2,3 de Campelos" e o agrupamento "Agrupamento de Escolas de Campelos".
Mais informaram que a designação dos estabelecimentos de ensino pode ser alterada pela Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares que é a entidade competente para esse efeito.
A 7 de Outubro contactei pela mesma via esta Direcção Geral, colocando as mesmas questões, a resposta veio a 15 de Dezembro informando:
“Que a publicação do Decreto-Lei nº 299/2007, de 22 de agosto, que introduziu alterações ao Decreto-Lei nº 387/1990, de 10 de dezembro, e define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, deu início a um processo de mudança de designação em todos os agrupamentos de escolas para dar cumprimento, entre outros, ao disposto no artigo 8º, ponto 4, que define que a “denominação do agrupamento de escolas e a denominação da respectiva escola sede devem coincidir
O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Campelos e a Câmara Municipal de Torres Vedras propuseram a alteração de denominação da Escola Básica Gaspar Campello para Escola Básica de Campelos.
Para finalizar este procedimento, e em cumprimento da legislação, Decreto-Lei nº 299/2007, de 22 de agosto, ponto 2, ‘Disposições Finais’, a nova denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino e dos agrupamentos de escolas foi publicada pela Portaria nº 30/2014, de 5 de fevereiro”
Perante este esclarecimento duas dúvidas se me colocam:
1.       Como é que à data da agregação dos dois Agrupamentos, em Abril de 2013, já se tinha procedido à alteração do nome, quando é a Portaria nº 30/2014, de 5 de fevereiro que publica a alteração do nome?
2.       Como é que a Câmara diz desconhecer o porquê da alteração, quando afinal a propuseram?
Mas deixando o passado para a história, passemos ao presente.
Se o principal motivo da alteração ficou a dever-se ao disposto no artigo 8º, ponto 4, do Decreto-Lei nº 299/2007, que define que a “denominação do agrupamento de escolas e a denominação da respectiva escola sede devem coincidir” (tínhamos então o Agrupamento de Escolas de Campelos com a sua sede na Escola Básica 2-3 Gaspar Campello), este conflito deixou de existir uma vez que hoje a escola está integrada no “Agrupamento de Escolas Padre Vítor Milícias”.
Considerando que o Decreto-Lei nº 299/2007, de 22 de agosto, define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, e que pelo artº 3º são entidades proponentes da denominação a Direcção do estabelecimento de ensino, ou a Câmara Municipal.
Considerando que o nome Gaspar Campello foi um nome consensual escolhido pela direcção da escola, aprovado pela Câmara e Ministério da Educação em finais do século passado e, mantido durante muitos anos como patrono da Escola Básica 2-3 de Campelos, sendo que para a generalidade da população continua a ser esse o nome daquela escola.
Considerando que Gaspar Campello deu origem ao nome do lugar onde se localiza a escola, que na memória colectiva dos habitantes de Campelos é a pessoa marcante que se manteve viva e se transmitiu geracionalmente durante 400 anos. Que se conhecem hoje mais factos históricos em que ele participou, não só de dimensão local ou regional, mas também nacional, nomeadamente a sua participação nas exéquias fúnebres do rei D. Sebastião, e a sua ligação à última tentativa de D. António Prior do Crato para ser rei de Portugal, em 1589.
Considerando que Gaspar Campello pode ser também apontado como referência nos estudos, pois foi bacharel em Leis, pela Universidade de Salamanca.
Julgo que se justifica plenamente a reposição do nome Gaspar Campello à Escola Básica 2-3 de Campelos, ou a todo Centro Escolar que agora também inclui a nova Escola do 1º Ciclo e Jardim de Infância.
Pelo que faço o apelo público à Câmara Municipal, e à Direcção do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Milícias, para que a Escola Básica 2-3 de Campelos volte a denominar-se Escola Básica 2-3 Gaspar Campello, esta será também uma forma de respeitar a vontade do saudoso professor Tomé Borges, pois foi ele que mais se empenhou pela atribuição daquele patrono àquela escola