domingo, 26 de junho de 2011

Documento do Sec XVIII, pedido dos moradores dos Casais das Albergarias, Rijos, Giesta e quinta do Campelo

Documento do Sec XVIII, pedido dos moradores da actual freguesia de Campelos, para serem fregueses de S. Lourenço dos Francos.
Este documento está transcrito no livro de registos de baptismos nº2 da Paróquia de Santa Maria do Castelo, de Torres Vedras, na pagina 145.
Provisão, porque se desamparam os Moradores dos Casais das Albergarias, Casais dos Rijos, quinta do Campelo, e casal da Giesta, que serão desta freguesia de Santa Maria do Castelo para a de S. Lourenço dos Francos, termo da vila da Lourinhã

D. João de Sousa por mercê de Deus, e da Santa Sé Apostólica, Metropolitano Arcebispo de Lisboa, do Conselho de Estado de ElRey, meu Senhor ……….
Aos que esta Provisão virem fazemos saber que havendo respeito aos que por sua petição nos enviarão dizer os Moradores dos Casais das Albergarias, Casais dos Rijos, quinta do Campelo e Casal da Giesta, fregueses da freguesia de Santa Maria do Castelo da vila de Torres Vedras significando nos o muito  trabalho, e detrimento que padecem com a distancia, que dos sobreditos  Lugares à sobredita freguesia he mais de duas léguas, ficando-lhes na passagem dois caudalosos rios, o que lhes impede a boa administração dos Sacramentos, e a distancia da igreja, por cuja causa desejavam agregarem-se à freguesia de S. Lourenço dos Francos, termo da vila da Lourinhã por lhes ficar mais perto dos ditos Casais em distancia de um quarto de légua somente ficando obrigados a pagarem sempre os dízimos e direitos Paroquiais aos Priores de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras, cujo Prior actual sendo ouvido, como também por sua informação, e o Vigário da Vara do mesmo distrito, Acordam de nossa zelação, com que nos conformamos, e havemos por bem que os moradores dos Sobreditos Casais, fregueses de Santa Maria do Castelo o fiquem sendo de hoje  em diante da freguesia de S. Lourenço dos Francos a que novamente os anexamos sem prejuízo dos Direitos Paroquiais devidos aos Priores de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras na forma que os subscritores pedem, seja …registara no …do registo da Câmara. Dada em Lisboa sob o nosso selo e sinal aos 13 de Fevereiro de 1719 (ou 1709?). Foi tirada da própria que se acha em S. Lourenço dos Francos. Passada por certidão Pelo Reverendo Cura dela Joaquim Ferreira da Costa, aos 3 de Dezembro de 1749. O que atesto, o Coadjuctor o padre Antonio Ribeiro
Há uma nota, lateral ao documento que diz que são alguns 18 moradores desanexados, (devendo possivelmente aqui entenderem-se por 18 famílias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário