quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Documento de 1490, sobre as Albergarias

Neste documento de 1490, tudo indica que o terreno referido é da Quinta das Albergarias, situada na freguesia de Campelos, concelho de Torres Vedras, pelo nome referido, mas também pela referência geográfica, entre as vilas de Óbidos e de Torres Vedras, lembramos que a actual Freguesia da Moita dos Ferreiros pertenceu durante séculos ao concelho de Óbidos.

eis a cópia do que recolhemos, em pesquisa online, no sitio da Torre do Tombo:


Informação não tratada arquivisticamente
Código de referência
PT/TT/CHR/K/20/32-105V
Título
A Álvaro de Brito, fidalgo da casa del-rei, confirmação de uma carta de D. Afonso V, datada de Évora, 6 de Julho de 1464 e escrita por Diogo Lopes, na qual lhe outorgava e fazia mercê de qualquer direito que houvesse numa terra de morgado, a que chamavam Albergaria, situada entre os termos das vilas de Óbidos e de Torres Vedras, demarcada e divisada, e que sempre fora possuída por ele, Álvaro Barreto, que a herdara de Pero Rodrigues, seu pai, como filho maior e lídimo.
Datas
1490-05-28
Nível de descrição
mhtml:file://C:\Documents%20and%20Settings\DamasAntunes.DANTUNES\Os%20meus%20documentos\Pessoal\historia\albergaria.mht!http://digitarq.dgarq.gov.pt/Images/d.jpgDocumento simples
Âmbito e conteúdo
E esta confirmação solicitava por não encontrar as escrituras nem a instituição do dito morgado. Mas achando-a, e sendo obrigado a suprir missas e aniversários, ou outra obra meritória e piedosa, as cumprissem, ele e seus herdeiros. Vicente Pires a escreveu.
Localização física
Chancelaria de D. Manuel I, liv. 20, fl. 32v
URL

Nenhum comentário:

Postar um comentário