domingo, 8 de maio de 2022

Casalinho das Oliveiras

 

Qual a origem do topónimo Casalinho das Oliveiras, e qual a sua relação com o património olivícola no passado e na atualidade? Foi a pergunta colocada à Junta de Freguesia de Campelos e Outeiro da Cabeça, no âmbito do projeto europeu Olive4All, dedicado ao estudo e à valorização do património olivícola, de um estudo sobre a toponímia relacionada com o património olivícola / oleícola. 

Tivemos de ir à procura da resposta, não foi difícil, falando com algumas das pessoas mais idosas dos Casalinhos das Oliveiras, elas ainda se lembram das oliveiras que havia junto no Largo de S. Sebastião e na Rua das Oliveiras, e é esta a razão que atribuem à existência daquele topónimo.

Hoje resta uma dessas oliveiras, em espaço privado, mas é curioso haver vários jardins privados com oliveiras, relacionando-o com o nome da terra.

Das nossas pesquisas nos Registos Paroquiais de S. Lourenço dos Francos, sabemos que a terra antes era “Casal das Oliveiras”, sendo um dos registos mais antigos de 1725. Só no século XIX e XX se generaliza como Casalinho das Oliveiras.

Hoje é comum ser tudo Casalinho das Oliveiras, tanto a parte de Torres Vedras, como a da Lourinhã, deste concelho ainda há quem localize o Casal Pinhal (há rua com este nome), as primeiras referências que encontramos nos registos paroquiais referem Casalinho junto a Ribeira de Palheiros.

E também houve junto a estes Casalinhos, o Casal do Azeite

Nenhum comentário:

Postar um comentário