domingo, 1 de outubro de 2017

Eleições Autárquicas 2017

Hoje dia 1 de Outubro há mais umas eleições autárquicas, as segundas após as agregações de freguesias, em 2013.
No caso das 3 freguesias de Portugal denominadas Campelo, ou Campelos, só Campelo de Figueiró dos Vinhos se manteve igual, as outras duas foram agregadas do seguinte modo:
No concelho de Baião: União das Freguesias de Campelo e Ovil.
No concelho de Torres Vedras: União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.
Abordando mais concretamente esta última União de Freguesias:
Para Campelos será a 19ª vez que há eleições para a Junta de freguesia, desde 1945, ano da sua criação.
Para Outeiro da Cabeça será a 9ª vez que há eleições para a Junta de Freguesia, desde 1985, a freguesia foi criada a 31/12/1984, ficando uma comissão instaladora até às eleições de Dezembro de 1985.
São pois duas freguesias relativamente recentes se comparadas com as que as rodeiam, ou com a generalidade do País. Em ambas, há pessoas que se recordam da grande alegria e das grandes expectativas que as populações depositaram nesta autonomia, pelo que as festejaram efusivamente. É certo que hoje as condições são outras, há muito mais facilidade de deslocação, de contactos, há muita actividade que hoje fazemos sem sequer sair de casa, graças à acessibilidade à net, mas julgo que genericamente concordamos com a existência das freguesias.
Durante anos foi necessário a luta e empenhamento das pessoas das nossas localidades para conseguirem a criação das freguesias. Hoje, como já existem, são menos valorizadas do que inicialmente, esta é também uma das razões para o nível de abstenção nas eleições autárquicas ser elevado.

Não desvalorizemos a autonomia alcançada, com a criação das nossas freguesias, vamos participar nas eleições votando, é um direito adquirido, e é um dever que temos para os que lutaram pelas freguesias, e também para com a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário