quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Ciclismo na Freguesia de Campelos e Outeiro da Cabeça



 Hoje realiza-se a 1ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, com partida de Torres Vedras, e inaugura-se o Museu Joaquim Agostinho.

A nossa freguesia já teve mais ligada ao ciclismo do que está hoje, com a realização de provas na Quinta Feira de Ascensão, (que era Feriado Nacional), tanto em Campelos como no Outeiro, e nas festas anuais, incluindo a Cabeça Gorda.
Em Campelos houve um ciclista que representou o Sporting, o António Severiano, pela mão do João Roque, foi com 16 anos correr pelo Sporting, como amador Júnior, e chegou a amador sénior, entre 1971 e 1973, depois foi para a tropa e não voltou a correr por equipas. Foi campeão regional Júnior, campeão regional de pista, e de estrada, na categoria dos amadores juniores. Treinou com muitos profissionais, onde podemos destacar o Leonel Miranda, Joaquim Agostinho, Fernando Fernandes, Firmino Bernardino, Venceslau Fernandes. Correu em muitas provas realizadas nas festas, correu numa de Campelos (não terminou por partir a bicicleta), e ganhou a prova de Matacães, estas provas eram um modo de ganhar mais algum dinheiro para as despesas. Nos Comentários desta publicação no Facebook, referiram que terá havido outro corredor, não se sabendo se só popular ou a correr integrado em alguma equipa, o Manuel Arsénio, nascido em Campelos, em 1936, irmão do António Arsénio, conhecido por António Salazar, filhos do José Arsénio, conhecido por José da "Rita".
No Outeiro da Cabeça houve uma grande tradição de ciclistas, com alguns nomes a desatacar, Carlos Garcia Mata, Mário Jordão (correu pelo Benfica, e pelo Alpiarça), Manuel Basílio, e o Francisco Martinho.
Mas o nosso grande destaque tem de ir para o Fernando Fernandes, natural do Outeiro da Cabeça, foi ciclista profissional entre 1977 e 1990, correndo pelas equipas de Pinheiro de Loures, Bombarrelense, F. C. Porto, Sporting, Lousa, e Sicasal.
Foi 3º na Volta a Portugal de 1979, 1981, e 1987; 5º em 1980, e 1985; 6º em 1984; 9º em 1982: e 10º em 1983.
Ganhou o Grande Prémio Joaquim Agostinho em 1984, e venceu noutros anos o Circuito de Rio Maior, o Circuito do Cartaxo, e várias etapas da Volta a Portugal.
No Outeiro da Cabeça houve uma equipa amadora de cicloturismo, “Os Flechas do Oeste”, fundada em 19/2/1984, entre várias façanhas subiram a Serra da Estrela em 1987.
O Fernando Fernandes foi o expoente do ciclismo no Outeiro, mas outros jovens tentaram seguir-lhe o exemplo, é o caso do Pedro Garcia, e do Pedro Marques, que também foram federados. O Pedro Garcia foi campeão Nacional de pista, na categoria de iniciados e vice-campeão nacional de rampa, em 1980. Houve ainda o Avelino Félix, Paulo Félix, e o Amílcar Félix, todos filhos de António Félix.
Para escrevermos esta pequena história falámos com o António Severiano, Pedro Garcia, consultámos as páginas do Facebook “Amigos do Outeiro da Cabeça”, e do Pedro Marques, imagens da Google, e o sítio: http://www.cyclingarchives.com/coureurfiche.php...
Também nos lembraram de uma equipa de cicloturismo patrocinada pelo empresa Manuel Josué Luís, cuja foto se acrescentou.
Outra informação posterior foi a de que a Procampelo, em parceria com a Junta de freguesia, por volta de 2002, promoveram ima prova oficial de ciclismo, em Campelos, para a categoria de Cadetes.
Chamaram-nos à atenção de que o BTT também é ciclismo e em Campelos há um grupo activo, o BTT Campello, e realizaram-se várias provas de BTT.

equipa Flechas

representação da equipa Flechas

equipa Flechas

estandarte da equipa

equipamento da equipa

equipamento da equipa

Equipa Flechas

Equipa Flechas

prova em que participou a equipa Flechas

Pedro Marques

Pedro Marques

Pedro Garcia

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Carlos Garcia Mata

António Severiano, 2021

O António Severiano é o último à direita 

Equipa de Cicloturismo da MJL


Nenhum comentário:

Postar um comentário