sábado, 14 de agosto de 2021

Festa anual do Casal das Giestas

 Hoje (1/8/2021) é dia da festa do Casal das Giestas. E este ano a Capela comemora as Bodas de Prata.

Desde 2006 que a festa anual se realiza no 1 Domingo de Agosto, a partir de 2009 somente a festa religiosa. Antes o arraial realizou-se em Setembro, primeiro no 3º fim de semana e depois no 2º.
A festa anual, religiosa, teve o seu inicio em 1986, realizada numa casa particular, e é a partir dela que a ideia da construção da capela sai reforçada.
Em 1988 é solicitado ao Patriarcado autorização para a construção da Capela dos Casais das Giestas, sendo autorizado neste mesmo ano, seguindo-se todo o processo burocrático de projecto e sua aprovação. A primeira pedra foi benzida em Campelos, pelo Sr, Cardeal Patriarca D. António Ribeiro.
Com muito empenho, dedicação, e tempo do Joaquim da Silva, acompanhado dos outros elementos da Comissão: José António Vieira, e Salustiano da Silva Costa, a obra concretizou-se, e a 14 de Julho de 1996 foi benzida pelo Sr. Cardeal D. António Ribeiro, comemorou este ano as Bodas de Prata.
Estivemos na casa do Sr. Joaquim da Silva, que de bom grado, apesar da sua debilidade física nos falou dessa sua dedicação às Giestas e do muito que fez pela sua terra, com ele o seu filho Nuno e a Mila facultaram-nos fotos das festas anuais deste Casal, que aqui publicamos, como homenagem a todos os que fazem acontecer, fazem as nossas terras progredirem.
Como nem sempre se conhecem os anos das fotos, a sua ordem temporal não estará correcta, mas isso será o menos importante.





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário